domingo, 13 de maio de 2012

Relatos Autobiográficos do autor

120513 - Autobiografia do Jisohde

          Olá pessoal, Decidi postar esta página de minha autobiografia e ao mesmo tempo, poder justificar minha ausência de alguns dias do blog, porque senti responsabilizado em assim o fazer.
Muitos podem pensar que abandonei o blog ou definir minha ausência como inconstâncias e falta de interesse, porém não é isso.
Conhecendo minha pessoa, saberás que se ausentar por alguns dias, pode ser por motivos justos, como por exemplo: estar enfermo, ou se nunca mais voltar a postar... rsrsrs!
            Minha saúde não anda nada bem.

Sobre o autor:

            Sou portador de Deficiência Física - Paraplégico em decorrência de um acidente em uma plantadeira PSE-8 ocorrido no dia 02 de Dezembro de 1985. Fui encaminhado para o HODAL - Hospital das Doenças do Aparelho Locomotor - Mais conhecido como: SARAH ou Hospital Sarah Kubitschek - em Brasília - DF.
          Internado ali fiquei por longos 155 dias recuperando e reabilitando para a vida diária. Fui submetido a RX da coluna dorsal, onde foi constatado fratura das vértebras T11; T12; L1; L2; L3 e L4. Em cirurgia na coluna dorsal - fratura e acunhamento T11-T12. Mielografia - bloqueio total em T12. Em 12/12/1985 fui submetido a laminectomia + artrodese posterior e fixação com instrumental Harrigton Luke

          Recebi alta no dia 16 de Março de 1986, Andando com auxilio de tutores curtos e um par de muletas canadenses.
             Andando, mas com muita dificuldade, arrastava a perna direita e sequer conseguia passar por um degrau de 10 centímetros sozinho.
Como meu pai era sitiante às margens do Ribeirão do Roncador, no município de Unaí-MG, foi para lá que fui, com a intenção de recuperar desta grave lesão que mudou radicalmente a minha vida em um todo.
Como não conseguia adapta a vida na fazenda, em julho de 1987  retornei, a convite de uma tia, para Unaí, tentar a vida na zona urbana. Até ai, mais de um ano havia passado e estava locomovendo bem melhor, havia adaptado melhor e andava até um quilômetro sozinho, ultrapassando barreiras com marchas em terrenos acidentados, degraus e outros obstáculos, que para mim, antes, era impossível transpor.

            Em Junho de 1988 parti para mais uma aventura que tanto almejava: Morar sozinho e independente. Já era aposentado e queria vencer na vida, ser independente e dono da própria vida, assim como era dono da própria deficiência. Infelizmente meus familiares e parentes não me compreendiam, não entendia minha deficiência física e fisiológica! Na verdade eles não estavam preparados psicologicamente para isso, e sofria muito; sabia que morando sozinho iria sofrer muito, mesmo não tendo condições financeiras para isso, sem casa para morar, sem dinheiro, enfim, sem nenhuma estrutura decidi batalhar por esse objetivo, lutar e vencer sem a ajuda de ninguém, até porque, não tinha ninguém me ajudando, e o pior, era muito maltratado pelos familiares.
          Confesso que não foi nada fácil para uma pessoa que mal parava de pé com o auxilio de muletas e tutores, mas não desisti... Caia, mas levantava, sacudia a poeira e continuava minha marcha, onde a bússola do destino apontava para a vitória!

         Morei em barraco cedido por um tio caridoso, depois noutro onde pratiquei a revenda de gás, e depois para um cômodo no fundo de uma igreja, em um prédio no centro de Unaí, afim de ser um porteiro e vigilante ali, sem bonificação alguma; depois adquiri um barraco em um bairro afastado 5 quilômetros da cidade, o Bairro Mamoeiro, onde pela primeira vez me senti em casa. Ali me pertencia, era meu. Não havia, de inicio, água, nem energia, nem rede de esgoto, e muito menos internet. Foram dez anos de luta, sofrimento e experiência de vida. Aquele Bairro foi para mim, como foi os 40 anos da vida de Moisés no deserto, ou os 400 anos do povo israelita na peregrinação pós saída do Egito em direção a Canaã.

Naquele Bairro não trabalhei neste período de Dez anos, entre 1992 a 2002. Exerci a fé, como protestante, evangélico, Pentecostal assembleiano com muita dedicação, amor e fé.
          Neste período era Cooperador (cargo Eclesiástico); Secretário, Tesoureiro, Porteiro, Professor da Escola Bíblica Dominical - Local, e 3º Professor na Igreja Sede; e auxiliar do Dirigente do local, responsável pelos cultos doutrinários que acontecia nas Terças-feiras.
                Neste período, locomovia muito, andava pelo bairro todo levando o conhecimento Bíblico para os lares sedentos da palavra de Deus, dali do bairro que era subdividido em: Campos Jardim; Serra Azul e Santa clara. Foi pela razão de minhas andanças pelo bairro, que até então era apenas cascalhadas ou de terra, que, num domingo evangelístico esfolei meu tornozelo do pé direito, onde gerou uma ferida, que mais tarde uma escara, que infeccionada e com osteomielite ocasionou em uma amputação de parte do MID (Membro Inferior Direito, um pouco abaixo do Joelho.

             Eu que era muito adaptado para a vida diária, mesmo com um benefício de apenas um salário mínimo vigente mensal, agora tudo volta ao início.
              A grande necessidade de nova reabilitação, e como sou um lesado medular, as bengalas canadenses já não resolvem meu problema de locomoção; seria necessário uma cadeira de Rodas! Mas como? Não tinha condições financeiras para comprar...
             A Amputação do MID, foi no dia 27 de Novembro de 1994, retornei para casa numa ambulância, que estacionando de frente minha casa, me carregaram e deixaram deitado na cama, e partiram de volta. Com a parte da perna enfaixada, em inicio de cicatrização, deveria manter em repouso por uns 30 dias, e em casa, quem me auxiliaria? quem prepararia a comida para mim? Banho, medicação, etc.

             Confesso que não foi nada fácil, mas graças a meus amigos, que não eram poucos, nesta época, iniciaram ajudando-me por alguns dias, até que um deles ofereceram uma jovem para auxiliar arrumando a casa e preparando a comida para mim, por um valor insignificativo. 
              Uma de minhas irmãs havia falecido no dia 07 de novembro deste mesmo ano, atropelada no Gama, cidade satélite do DF.
            Depois de um tempo, meu pai propôs que minha irmã, iria ficar morando comigo por um mês, até recuperar e conseguisse viver sozinho. E a Cadeira? necessitava urgente de uma cadeira, iniciei uma luta para conseguir uma! muitos sugeriam bingos, rifas para granjear dinheiro para que comprasse uma, porém isso não era viável.

            Chamei a TV local, para fazer uma matéria e lançar no ar, e eles vieram, gravaram a matéria, e foi ao ar nos últimos dias do ano de 1994; no dia seguinte, chegaram em minha casa algumas pessoas (maçons), e me garantiram que me doariam uma cadeira de rodas. Fiquei muito feliz, e agradeci, sendo que nos primeiros dias do ano de 1995 recebi a cadeira de rodas, e voltei a vida diária, normalmente, quase como antes, com apenas uma dificuldade que, haveria de adaptar a essa nova "moda"; a da Cadeira de Rodas. Agora não iria mais passear, e sim "rodar".

               Passado os dez anos, voltei para Unaí, bairro cachoeira, para morar numa casa comprada por meu pai, após vender o Sitio e vir também morar na zona urbana, e aqui estou desde 2002.
             Consegui superar este trauma, esta fase na vida, e agora, depois de vários anos e várias cadeiras manuais, estou usando a segunda cadeira elétrica, da Freedom, muitos atropelos aconteceram desde aquele tempo, muitas vantagens e também desvantagem. Eu que pesava 60 quilos, hoje estou pesando 88 quilos, engordei por extremo, depois que passei para uma cadeira elétrica. 

          Em 1996 juntamente com outros amigos deficientes físicos e visuais, fundamos a Associação dos Deficientes Físicos de Unaí-MG - ADEFIU; da qual presidi entre 2000 e 2002.

               Em 2004 iniciei um trabalho com o computador, digitação de textos e trabalhos escolares, entre outros, que mais tarde ampliado para trabalhos fotográficos, chegando até o momento (2012), quando especializado em artes fotográficas, correções e recuperações de fotos antigas com o maior editor gráfico - o Adobe Photoshop. 
             No ano de 2006, no mês de Agosto, contratei uma empregada para auxiliar-me na lida doméstica, como também nas obrigações no meu estúdio e serviços de rua, seu nome Andreia. Como o passar do tempo, começamos a namorar, em seguida passou a morar comigo, e tempos depois, no dia 18 de novembro de 2006, comemorando nosso aniversário, noivamos, e no ano seguinte, casamos e ela, veio a ser minha esposa naturalmente.
             A diferença de idade não veio a ser problema, sendo ela muito mais nova, e tive alguns anos de felicidade amando um ao outro com muito respeito e afeição.

            Com o passar dos tempos, com a intervenção da família dela, começou os problemas, e no dia 1º de Setembro de 2010, com o coração partido, vi ela partindo, sem rumo definido, levando a joia mais preciosa que tinha - a filha Ana Lídia, que tinha na época 2 anos completos. Lamentei e chorei muito, fique muito triste e amargurado, não apenas pela sua partida, porque ela era adulta, e certamente saberia o que estava fazendo, mas pela pequenina Nina (Ana Lídia), muito tenra e que muito me amava, como eu também, que estava indo com ela, e provavelmente não iria ver nunca mais. Chorei muito, perdi muitas noites de sono, pensando em minha filha! no dia 10 de Setembro, ou seja: dez dias depois, a Andreia retornou para buscar seus pertences, e pude ver ela pela última vez.
              Cinco meses se passaram sem nenhuma notícia, até que chegou a noticia mais triste da minha vida, uma noticia que doeu muito internamente, no coração! Talvez doeu mais que as dores reunidas do meu acidente e a da perda do meu pé direito, doeu muito! Foi quando recebi a noticia de que haviam matado minha filha, a pequena Ana Lídia.

               Foi ai que os fatos foram esclarecidos. Até então não sabia de nada, nem sequer onde e com quem ela morava. Quando saiu daqui, passados alguns dias, ela amigou com um ex taxista de Belo Horizonte, indo morar com ele em Buritis-MG, e com eles nossa filhinha, de Buritis foi para a Capital mineira, e lá aconteceu! Ela foi trabalhar em uma lanchonete e deixava a Aninha com o sujeito, das 15 horas até as 22 horas, quando saía do trabalho. 
              No dia 30 de Janeiro de 2011, enquanto ela ficou com o padrasto, entre 15 e 22 horas, segundo matéria exibida na TV Record Minas, no programa Balanço Geral, ele arremeçou ela contra a parede, matando-a!
           Comigo está, o atestado de óbito, que esclarece o seguinte: Causa da Morte: Hemorragias internas. Nada mais!
             Nunca vou ser o mesmo, nunca vou esquecer do seu gesto meigo, sua inteligencia e seus hábitos, entre os quais, o de vir correndo após o banho, para que eu a pegasse, colocasse no colo e exigir que cheirasse para sentir o perfume que usava pós banho, ou que segurando meu dedo indicador, dava uma voltinha para ver como estava vestindo.
             Foi uma experiencia vivida que jamais apagará da minha mente.

         Aqui estou, lutando pela sobrevivência e pela independência diária, após tantas dores, tantas lutas; continuo lutando, agora para vencer mais uma escara que abriu em meu pé esquerdo, já com seis meses de existência, ou mais, temo um dia, se não conseguir vencê-la, ser vencido por ela e assim levar a amputação também desta outra perna, o que garanto, o risco é grande.
               Nestes últimos dias, passei por mais uma recaída na saúde, temo que em uma seguinte, quem sabe muito próxima, não volte para narrar o que aconteceu! Fui acometido de infecções urinárias, intestinais e agravo da escara juntamente com problemas cardíacos que me impediu de postar em meus blogs. neste e nos demais.

              Estou gerenciando os seguintes Blog's:
Informativo UNAIENSES
ORNITOLOGIA
JISOHDE FOTOGRAFIAS
FAMA


              Voltarei a postar regularmente, esperando não decepcioná-los com minha ausência, porém, se isto voltar a acontecer, saiba que o motivo é a saúde precária, ou se não voltar... a morte.


             Um grande abraço a todos! Lembrando, em tempo, que fico muito grato por todos os comentários publicados, portanto: Comentem a vontade!
Obrigado.

Fotos referentes:


                       Aqui está. Esta é a Ana Lídia, e a prova de quanto a amava! Ela adorava ficar sentado sobre a mesa, assistindo desenho animado do Bernard (Ursinho Backkom) esse da foto do link = Foto dos desenhos do Bernard vejam os vídeos no You tube, aqui: Vídeos do Ursinho Backkom Como podem ver, era muito apegada a mim! Eternas Saudades.



                         Ana Lídia, desde muito pequenina tomava Chimarrão com muito gosto, e caso não desse, chorava querendo, e sabia tomar sozinha, com um ano e meio, sem se queimar, era muito inteligente e já sabia fotografar... Não podia se descuidar que ela pegava a máquina e ficava se fotografando! Eternas saudades!



                           Este foi um dos seus presentes que dei, um mes antes do seu aniversário de segundo ano; também dei a ela um sofazinho rosa, de tamanho infantil e uma grande festinha, com mesa tema: Lilica ripilica, com convidados, salgadinhos, docinhos, convitinhos e lembrancinhas para os presentes. Eternas Saudades. 



                       Com apenas 1 ano já sabia fazer poses fotográficos, e o mais interessante que sequer ficava de pé, mas se descuidássemos com a câmara ela ia arrastando-se, segurava nas coisas, ficava de pé na beira da mesa, pegava a câmara, arrastava até o local onde fotografava meus clientes, sentada no chão, e encostada na parede, ela pegava a câmara e se auto-fotografava - Incrível sua habilidade mesmo antes de caminhar. Ai nestas fotos, já tinha 2 aninhos. Seu aniversário será no próximo fim de semana.


                     Este é o sofazinho que lhe dei de aniversário, bem antes do dia, ela adorou ele, e tinhamos de ficar carregando ele da sala para a área, da casa para o estúdio, e para a frente da TV, colocava ele no meio da casa e ficava assistindo... 
                 Nesta foto ela indica com os dedos a sua idade. Saudades eternas!



              Apenas dois aninhos, e olha a pose dessa garotinha! Não é lindo? Saudades eternas!

                   
                         Convitinho para a festinha de comemoração de seus dois aninhos! Fez aniversário no dia 18 de Agosto de 2010, e a festinha foi adiada para o final de semana, no dia 21. Saudades eternas!

                 Esta foi a mesa, com o tema da Lilica Ripilica, vários convidados e presentes, amigos e familiares, muita alegria, porém nas mais de 200 fotos tiradas, com tantos presentes que ela ganhou, não consegui arrancar nenhum sorriso dela! Isso muito me chocou! Até parecia que já sabia de seu triste fim a apenas cinco meses e meio. Sua Mãe havia dado lhe uma surra nesta tarde, por volta das 16 horas, será isso? veja a foto acima, a carinha de tristeza dela! Esta foi uma das fotos que achei melhor - apenas eu e ela! Saudades eternas!
                          Lembrancinha Que foi distribuído entre os presentes, e inclusive, foi enviado para a sua vovó, e os demais parentes que não quiseram fazer presente, apesar de convidados! Lamentável


                        Esta foto acima mostra a Andreia indo embora, e levando ela consigo, após dez dias da festinha de aniversário! Fiquei muito triste, mas não quis mais segurar a barra, que a cada dia pesava mais! Adeus! Muitos dos leitores irão pensar que foi minha a responsabilidade da separação, mas não foi não! fazia de tudo para ela, e por ela, mas chegou em um ponto que não dava mais, ai neste dia ela falou que estava decidida a ir embora, e eu não impedi, deixei,  mesmo com o coração ferido, triste, liguei a minha máquina para gravar o áudio e chamei ela no estúdio na noite anterior, aconselhei ela muito e disse: Agora você decide, se vai ou se fica. Falei muito da criança, disse que nem eu e nem ela iria sofrer, porque ambos poderia arrumar outra companhia, mas o mal seria para a nossa filha, que jamais arrumaria um outro pai. Até parecia que adivinhava que seu próximo marido tiraria a vida dela!

                         
                      Esta é a situação em que fiquei, muito amargurado, não pela perda da esposa, mas pela saudade e perda de minha pequenina Ana Lídia! Acabei por esquecer de fazer a barba, que cresceu sem sequer perceber.



                      E assim o tempo passou!



                             E em um dia, olhei no espelho e percebi que havia transformado, minha fisionomia era outra, decidi fazer a barba, me vestir e ser a pessoa que sempre fui. Honesta, sincera e responsável, como antes.
Venci, e agora é só seguir para a próxima provação. Convicto de que jamais arrumaria outra pessoa para casar comigo, porque sou casado com ela, e dentro do meu ponto de vista, ou seja: Na minha teoria, o homem como a mulher só pode arrumar outro conjugue caso o (a) primeiro (a) venha a falecer. E aqui estou, engordando novamente, levando a vida!

                  De frente a minha casa, como sempre faço quase todas as manhãs, tomando meu chimarrão na rua! Foto tirada por minha funcionária Arleth. Abraços querida, você foi uma funcionária modelo, e muito me auxiliou para que não caisse em depressão, ela é uma jovem de 18 anos, sorridente e muito atraente. Trabalhou comigo por sete meses, até julho de 2011. Linda!


                Novembro de 2011. Meu aniversário, e meus amigos fizeram a festa... Estiveram presente e alegraram comigo. Na foto acima, meu melhor amigo; Cesário e sua esposa, pessoa que se faltar uma semana de ir em minha casa, eu ligo para saber o que foi que aconteceu! Sempre presente, conselheiro, sério, honesto, etc - com o mesmo perfil que eu mesmo. muito sistemático, e adora estar comigo chimarreando! Obrigado Nenzinho, por ser este companheiro que és. Se não fosse sua amizade acho que já estaria com depressão profunda ou havia até mesmo falecido.



                Na fotografia acima, eu e o Petrônio, popularmente conhecido na cidade como Nego Rocha, um outro grande amigo, parceiro das cocas e das pizzas. De vez em quando ele me liga informando que está vindo para minha casa, consigo traz uma Pizza, e uma coca cola. Candidato por duas vezes a Vereador de Unaí, e neste ano novamente será candidato, com muita chance de ser eleito. Funcionário Público, trabalha como secretário da Agricultura, tem lançado um projeto "Agricultura Familiar" e trabalha junto com os agricultores, principalmente com o pequeno e médio agricultor. É isso ai Nego Rocha, vai lá... Candidata que eu voto em você, amigo.

                     
                                Aqui está outro grande amigo, o João Evangelho juntamente com sua esposa Aparecida; Gente boa, honesta, trabalhadora, um lutador! Excelente pessoa, companheira, conselheira, inteligente, conhecedor da Bíblia e dos assuntos bíblicos, foi promotor de Justiça, hoje seus filhos se foram, casaram e cada um mudou para uma cidade, ficou sozinho com a mulher e quase toda semana está aqui comigo para conversarmos e alegrarmos juntos. Um grande bebedor de Coca-cola, barrigudo, na pose para a foto ele está quase perdendo o fôlego, tentando esconder a enorme barriga, contraindo o diafragma, e eu, percebendo isso fiquei enrolando para bater a foto, note que ele está quase desistindo de sua estratégia, em ocultar sua barriga. Calma João, Nós somos barrigudos mesmo! Grande abraço!


            Minha velha Mamãe, de 73 aninhos, se não me falha a memória, Sempre presente, a única que ainda se preocupa comigo! Enquanto meu pai falha um ano inteiro sem me visitar, e quando visita é com a finalidade de depender de um favor meu, ou para me criticar, Ela não! Vem quase todos os dias saber se estou alimentando, se há necessidade de fazer uma comida, arrumar a casa ou até mesmo lavar minhas roupas! Parabéns pelo seu dia! (Dia das Mães - Hoje: 13 de Maio).

                         
                            Aqui o meu único Irmão, Vicente, sua esposa e sua única filha Késya Naara. Vem muito pouco em minha casa, queria que viesse menos, não sei porque, é muito ausente.



                                 Minhas duas irmãs, Cida e Maria José; Fizeram presentes no meu aniversário também! pouco vem em minha casa; principalmente a caçula, maria, que tem o mesmo espírito e temperamento do pai. Muito estressados, e dificilmente nos encontramos sem gerar uma discussão, então é melhor assim... Eles prá lá e eu prá cá.


                      A causa de perder dias de serviços e até me ausentar por uns dias dos blog's. A Escara que falei, no pé. Não fecha de forma alguma! muito remédios e nada de resultados positivos! Foi assim mesmo que iniciou no outro pé (Direito); foi agravando, agravando até que infeccionou todo e me levou a amputar ele.
Espero que este eu consiga tratar dele até a cicatrização e assim me livrar de ter que amputar também.


               Esta é a meu novo visual! Ficando preso diante do computador o dia inteiro, acabei por ter problemas de visão, fazendo consultas, descobri que havia uma grande necessidade de usar óculos de grau, e ai estou!
auto foto tirada a poucos dias!
O autor.
Jisohde G. Posser - 120513
Unaí - MG, 13 de Maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Jisohde G. Posser.